quinta-feira, 1 de março de 2012

As Maiores Invenções da Humanidade

A resposta pode até ser cretina, mas preciso perguntar. Para você qual é a melhor invenção da humanidade? Já mudei de respostas ao longo dos anos, mas resolvi listá-las e fazer um agradecimento público a esses soldados desconhecidos que venceram a incredulidade dos outros, as suas próprias dúvidas, a ignorância, até fincarem sua bandeira naquilo que criaram e que mudou nossas vidas.
1- Avião. A vida moderna seria inimaginável sem ele. Ganhamos tempo, segurança e porque não dizer, conforto. Imagino o que sofreram as moçoilas da Idade Média em seus pangarés franzinos que levavam dias para percorrer caminhos que hoje fazemos em minutos. Santos Dumont, i will always love you! Desde criança que adoro a sensação de levantar vôo e ir vendo os objetos diminuindo de tamanho pela janela do avião. Diversão garantida!
2 – Fraldas descartáveis – ok, ok, essa é uma escolha que só uma mãe faria. Saber que minhas recentes antepassadas, algumas ainda vivas, eram obrigadas a lavar e a passar fraldas de pano reutilizáveis sujas de cocô de papinha me dá arrepios. Eu realmente penso que antes da fralda descartável a mulher não poderia trabalhar simplesmente porque se o fizesse não seria humana. Somente a mulher maravilha daria conta da quantidade de fraldas de pano de uma família de três filhos, por exemplo, mais o trabalho em meio expediente. Sim, porque se trabalhasse mais que isso nem a heroína em quadrinhos daria conta.
3-Ar condicionado- Devo lembrar que esta lista é absolutamente pessoal. E não, eu não acho a internet ou o celular mais importantes. Eu moro num País Tropical, abençoado por Deus com temperaturas desérticas e sou obrigada a trabalhar em pleno verão carioca numa avenida em que - já testaram- se jogar um ovo, ele frita. E rápido. Entendeu agora?
4-Computador- talvez antigamente fosse fácil pensar na vida sem ele, e nem faz tanto tempo assim, lembro que eu mesma fazia meus trabalhos de escola buscando informações nas enciclopédias e os redigia em papel almaço. Alguém mais da época jurássica? Pois é, seja o original ou qualquer variação dele em telefone ou em aparelhos portáteis transformou a relação que temos com o mundo e encurtou distâncias.
E ainda tenho, em pensamento, inúmeros outros objetos incrivelmente importantes também: o papel, a caneta, o projetor de cinema, a vitrola e por aí vai. Essa é uma lista que não tem como ser enxuta. Well, sorte a nossa. Estamos rodeados por vida inteligente e quando menos se espera surge um novo coelho saindo da cartola. Que ele seja muito bemvindo.

2 comentários: