terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Bloco do Eu Sozinho

Alô fevereiro seja parceiro: nos dê dias de sol, serpentina e pandeiro. Quero sair na avenida, desfilar meu sorriso pelas ruas do meu Rio de Janeiro. Ei, você aí, cadê meu abadá? Chegou a hora! “Simbora” no bloco “alegria com hora marcada”.
Peraí! Um momentinho: "silêncio, por favor".
Pausa para reflexão.
Ommmmm.
Retorno da reflexão.
Isso não é uma crônica, perdoem-me. É um desabafo. E um abraço naqueles que se sentem sozinhos, perdidos, atônitos assistindo a esta felicidade industrializada que se convencionou chamar de carnaval.
É festa profana para alguns, para mim são doses cavalares de tudo que afeta minha sensibilidade: barulho, calor, gente. Não temos como fugir, somos uma ilha de fantasias e para onde quer que olhemos a onipresença do batuque nos oprime porque nos obriga a participar desta festa. Mesmo que não confirmemos presença...
Viu só, não é só você...
Mas somos poucos, poucos que pensam que tudo em excesso nesta vida cansa e enjoa. Aliás, poucos que, simplesmente, pensam. A alegria de verdade talvez resida na ausência de questionamentos, na capacidade de divertir-se em qualquer ambiente sem racionalizar demais.
É claro que adoro estar com amigos, dançar e me divertir, brincar de ser um personagem, mas nem sempre esta vontade me atinge todos os anos, na mesma data. Às vezes gosto de carnaval no inverno, outras, quando chego em casa e vejo minha filha correndo ao meu encontro. Gosto de carnaval quando estou rodeada por quem amo e por quem me ama, ou quando sou positivamente surpreendida com uma peça do destino.
Mas recuso qualquer oferta embalada na obrigação social de felicidade, de esquecer quem eu sou só porque estou no meio da multidão enfurecida por alegria, ávida por preencher seu vazio existencial com bebida e música aos berros.
Sei não. Eu até posso dar meus pulinhos ensandecidos, mas felicidade para mim é outra coisa. E mora longe a beça deste frenesi ensurdecedor chamado carnaval.
Para os que ficam, boa festa. E não se esqueçam de levar engov, filtro solar, água mineral aos litros e bom senso. E vocês mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário